domingo, 18 de outubro de 2015

Controle emocional

Quantas vezes nós tentamos controlar o que vamos sentir? Os homens, por exemplo, quantas vezes deixaram  se levar pela emoção de um choro para continuar com a pose de homem forte, inabalável e durão (o famoso machão). Ou as mulheres, quantas vezes não deixaram se levar pela emoção porque borraria toda a maquiagem, para continuar sendo linda, maravilhosa e impecável. Todos nós, homens ou mulheres, de certa forma já tentamos em algum momento controlar, administrar, fiscalizar e monitorar nossas emoções para manter a imagem que tanto selamos de nós mesmos.  E o resultado disso, nos tornamos adultos reprimidos, que mal conhecem suas próprias emoções porque vivemos colocando-as no modo “escanteio”. Nos pegamos todo tempo, nos defendendo de algo, fugindo e nos esquivando por medo do que terceiros achariam, pensariam ou falariam. 



De uma maneira bem particular, da série das experiências próprias agora, eu demorei muito pra entender que não existe emoção certa ou errada para se sentir, na minha concepção hoje, errado é rotular as emoções cada uma delas em particular nos ensinam a ter equilíbrio e saber que essas emoções fluem por nós. Por isso que, eu aprendi que ter controle emocional é necessário perder o nosso hábito de querer controlar tudo. Por fim, eu aprendo muito observando e já falei isso várias vezes aqui no Anatomia da Thaís que eu acho incrível a forma como as crianças sentem e se emocionam, as crianças choram e riem e não pensam no depois porque o importante é o agora, o importante é o momento presente,  ao longo da vida nós adultos parece que perdemos a capacidade de se emocionar sem ter vergonha. Então, meu desejo para você não somente agora mas sempre é que você aproveite TODAS as suas emoções e abandone um pouco do seu controle. Namastê, com muito amor e carinho sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário