segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Os 10 mitos sobre meditação

“A meditação não é exatamente como um remédio que você toma e cura aquele ponto debilitado especifico; O seu propósito tem outra amplitude, ela equilibrará sua energia por meio da respiração e introspecção intencional, então, gradualmente irá silenciando a sua mente para que você enxergue com cada vez mais facilidade os seus devaneios pessoais a fim de identificar a origem do vazamento energético que resulta no sofrimento, em qual ponto seja, com qual face tiver. A meditação não cura apenas onde dói na hora, a meditação cura por completo.”  - Lucas Mahat


Com quase 6 bilhões de mentes no mundo ativas, existem fluxos intermináveis de pensamentos sobre todos os assuntos possíveis e impossíveis de serem imaginados. Por isso, existem pensamentos que são puros enganos, outros são imagináveis e reais. Entretanto, a meditação é uma arma poderosa para realizar uma introspecção intencional e compreender nossos devaneios. Logo, quando a palavra “meditação” é citada nossa mente imagina alguém na posição de lótus (sentado com as pernas cruzadas), de olhos fechados e recitando coisas que não entendemos ou monges budistas tibetanos que meditam nas montanhas, como se fosse algo impossível para nós membros de uma sociedade que vive com pressa de tudo. Devido a isso, eu vim falar sobre 10 mitos que existe sobre a meditação. (Lembrando que, não existem verdades universais aqui, é apenas uma reflexão minha sobre meditação e de alguém que prática por 5 minutos diários).

MITOS:

1) Meditação é concentração?
A meditação é, na verdade, desconcentração. A concentração é um beneficio conquistado com a prática da meditação. A concentração requer esforço, já a meditação é obter um relaxamento da mente. Meditar é deixar ir e vir os pensamentos e, quando acontecer, você estará em profundo estado de descanso. Sendo assim, quando a mente está relaxada conseguimos nos concentrar melhor. 

2)  Meditação é uma prática religiosa?
A meditação é uma prática antiga e transcende quaisquer religiões. Para a meditação não existe barreiras, porém de fato a meditação tem a habilidade de manter religiões, nações e crenças juntas. A meditação seria como o sol, nasce para o beneficio de todos. 

3) Sentar em posição de lótus para meditar (posição da perna cruzada)
Não é necessário sentar-se na posição de lótus. Existem estudos do tema que dizem ser mais importante estar confortável, pois ajuda a ter uma experiência mais profunda na meditação. Sendo assim, você pode se sentar em uma cadeira, ou sentar-se no sofá, com coluna ereta, ombros relaxados. 

4)  Meditação é para pessoas mais jovens ou idosas?
A meditação é universal e é benéfica a pessoas de todas as idades, seja uma criança de 8 ou 9 anos ou um jovem de 25, adultos de 45 e idosos. A meditação é como um “banho” da mente para mantê-la limpa. 

5) A meditação é como uma hipnose
A meditação funciona como um antídoto para a hipnose. Na hipnose a pessoa não está ciente do que acontece ao seu redor, porém na meditação a pessoa tem consciência do que está acontecendo ao seu redor. A hipnose leva a pessoa através impressões da mente, já a meditação se liberta dessas impressões, para que a mente esteja limpa, clara e fresca. 



6) Meditação é controle de pensamentos?
Os pensamentos são como nuvens no céu vêm e vai o tempo todo. A tentativa de controlar pensamentos envolve esforços e a chave para uma mente relaxada é não se esforçar. Na meditação não se pede bons e nem se tem aversão aos maus pensamentos, apenas observa-os. 

7) Meditação é uma forma de fugir dos problemas?
Muito pelo contrário. A meditação dá a capacidade para enfrentar os problemas com um sorriso no rosto. Com a meditação é possível desenvolver habilidades para lidar com situações desagradáveis de maneira construtiva e confortável. É possível com a meditação desenvolver a aceitação e tomar decisões com mais consciência ao invés de remoer o passado e se preocupar com o futuro e passa-se a aproveitar mais o momento presente. A meditação alimenta a força interior e a auto estima. 

8) Tem que meditar por horas para obter resultados? 
Não é necessário ficar horas meditando para ter uma experiência profunda. A conexão com o profundo âmago do seu Ser pode acontecer em apenas uma fração de segundo. A medida que se prática a meditação o sujeito sente uma melhora gradual nos benefícios que já mencionei. 

9) Se você meditar pode se tornar um monge? 
Não há necessidade de desistir da sua vida material e em sociedade para meditar e progredir nesse caminho de cuidados espirituais. A qualidade da sua meditação melhora com o tempo de prática. Com a mente relaxada e em paz você é capaz de viver mais feliz. 

10) Você só pode meditar em determinados lugares? 
Não. A qualquer momento é um bom momento para meditar.

Namastê, com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário