sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Relacionamentos líquidos.. a geração dos laços frágeis!

Há alguns meses atrás, uma amiga me falou sobre os livros do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (e que a titulo de curiosidade, faleceu há alguns dias), essa amiga me contava que a teoria dele era revolucionária para o século em que vivemos. A minha amiga falou com tanta convicção que despertou minha curiosidade, então lá fui eu pesquisar mais sobre o tal sociólogo que mal sabia pronunciar o nome. Ao entrar em diversos sites, descobri que o ponto central da tal teoria revolucionária era resumida em apenas uma palavra “LIQUIDEZ”, achei tão curioso todos os títulos das obras do Bauman (assim que eu o chamava quando fiquei mais intima de sua teoria) tinha o nome “liquido” ao final, ou seja, “VIDA LIQUIDA”, “MODERNIDADE LIQUIDA”, “AMOR LIQUIDO” e assim por diante. Então decide comprar um livro e ler. E adivinhe qual foi? É, foi o “AMOR LIQUIDO”.  Para Bauman, em suas obras o conceito de “liquido” predispõe algo que escape de nossas mãos, ou seja, que não conseguimos segurar líquidos e que apenas objetos sólidos são passiveis de serem segurados por nós.



Em “Amor liquido – sobre a fragilidade dos laços humanos”, Bauman exemplifica que os relacionamentos são investimentos como todos os outros, porque é preciso dedicar tempo, dinheiro e esforços nos quais você emprega e dedica sendo que era possível dedicar com outras coisas, como se no fundo esperássemos um lucro perante isso, como se você necessitasse da reciprocidade e que tudo isso fosse uma moeda de troca, ou seja, dedicar tempo, dinheiro e esforços para algo que eu sei que vai me dar um resultado positivo – amor, carinho e atenção. Ao investir, o mínimo esperado de retorno é a segurança – de uma mão amiga, de um socorro na aflição, de companhia para a solidão, de apoio para enfrentar dificuldades, de consolo na derrota e de aplausos na vitória. Nossos laços são frágeis, pois como todo bom acionista da bolsa de valores sabe, sempre irão existir ações que valorizam mais e que te fazem receber mais lucros. E não é para ser pessimista, mas é apenas você que pode avaliar seus investimentos.

 E ainda me permito exemplificar mais. Por exemplo, os infinitos aplicativos de encontro que existem pela internet. Hoje em dia, se tornou fácil e comum conhecer pessoas pela internet e que a tal “paquera olho no olho” é quase impossível. Além disso, os namoros pela internet são de fato descartáveis (não digo isso porque sou malvada, mas de fato é uma realidade). É tão mais fácil namorar pela internet e no final das contas, decidir apertar o botão “delete/excluir/bloquear” aquilo acaba ou o contrario apertar o botão “aceitar”. Nós criamos relações frágeis, os laços sólidos de qualquer tipo de relação (familiar, entre amigos, colegas de trabalho) se desfazem a cada dia com muita facilidade.

E os meus exemplos não vão parar por aqui, veja,  os contos de fadas nos faz idealizar relações deixando mais frágeis os laços. O famoso caso da “vida de princesa” ou os “príncipes encantados”. Quer dizer que se você não encontrar a tal “pessoa certa” você nunca vai ser feliz? Se você não viver o “felizes para sempre”, nunca vai ser feliz? Não existe príncipe encantado, não existe a pessoa certa! O que existe são pessoas reais que buscam compartilhar a vida umas com as outras. Não é responsabilidade de outra pessoa te fazer feliz.

Agora vem a parte que você se questiona “tá, Thaís, eu entendi, mas como solidificar meus laços?” SIMPLES! Eu disse: SIMPLES! E não FÁCIL. É necessário que você tenha amor por si próprio antes de amar o próximo, só quem tem amor pode dar amor. Só assim, você vai solidificar suas relações. Só assim, você vai deixar a carência de lado. Só assim, você vai compreender que mesmo tendo um chefe difícil ele ainda é um investimento para você, porque você aprende com ele. Só assim, você vai compreender que aquele seu familiar mais difícil de conviver é um investimento que te ensina a ser flexível. Só assim, você vai compreender que seu namorado (a) nunca te deu o amor que você tanto queria porque na realidade só dependia de você. O amor próprio é o caminho para uma vida de amores sólidos.

Lembre-se sempre, você é seu maior investimento!


Namastê, com muito amor HOJE e SEMPRE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário