domingo, 7 de setembro de 2014

Como Arroz e feijão, presunto e queijo, café com leite..como sensação e percepção.

Bom, ultimamente em meio a correria do dia a dia, ter tempo para escrever está se tornando uma tarefa um tanto quanto divertida devido as inúmeras tarefas que eu tenho para realizar. Bom, vou colocar aqui algo com algumas pitadas cientificas, porque faz parte dos meus estudos. Nos últimos dias, estive estudando sobre os processos psicológicos básicos, e dois deles quase como se fosse arroz e feijão, presunto e queijo  ou café com leite. A sensação e a percepção.

Pense em duas situações  junto comigo..

Você sai para trabalhar logo cedo, e esperando o ônibus ou saindo da garagem da sua casa com o carro, vem um assaltante para levar seus pertences. Logo, seu corpo sente a perna mole, a barriga começa a doer, o estomago parece que tem borboletas, as mãos tremem e a sudorese aumenta, o coração dispara e a adrenalina flui no seu corpo. 


Já na segunda situação, você está indo ao encontro da sua pessoa amada, você logo sente a sua perna mole, a barriga começa a doer, o estomago parece que tem borboletas, as mãos tremem e a sudorese aumenta, o coração dispara e a adrenalina flui no seu corpo.


Situações diferentes, porém o seu corpo sente da mesma maneira. Ai entra o casalzinho sensação e percepção.

A sensação é tudo aquilo que vem de fora, que atinge seus sentidos. Já a percepção é o significado que você dá a esses estímulos de fora. Se eu pedisse para que você respondesse qual das situações é boa, com toda certeza você me responderia a segunda.

Agora, porque eu quis que você soubesse tudo isso?

Bem, somente porque é você quem dá o significado para a sua vida. E a minha pergunta para você hoje é, quais os significados que você tem determinado para você? Não como se fosse um rotulo, mas sim um significado. Não aquele significado de pesquisas de mercado das empresas.. “o que o senhor acha do nosso produto: ótimo, bom, regular ou ruim?”, mas o significado para as situações, a critica de um amigo você leva como uma maneira de aprender ou simplesmente perde o amigo por achar aquilo absurdo? Uma bronca do chefe, você o culpa ou tenta compreender o porque ele fez isso e aprende com aquilo? O chocolate que o seu namorado te deu, você encara como “vou ficar gorda” ou como um carinho dele por ter lembrado de você?

Perceba, quais os significados?

É você que dá interpreta a vida e atribui significado a ela, a responsabilidade é inteira sua. Namastê, como uma ótima sensação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário