domingo, 21 de dezembro de 2014

365 dias de gratidão

Como todo ano que está acabando um ano novo que vai nascer, com aquelas intermináveis listas de pedido, presentes como forma de agradecimento para fechar ciclos, inúmeras confraternizações e encontros. De 2013 para 2014, decidi colocar em prática todos aqueles planos inovadores que tinha na cabeça ou no papel, porém que nunca tomavam vida de verdade. O ano passa, com as mesmas datas especiais, aniversários, pascoa, dia do amigo, dia do professor, feriados nacionais, férias e blá blá blá... e a pergunta que eu sempre me fazia era porque eu tinha a sensação de que era sempre igual? Eu sei que nenhum minuto é igual a outro, como dizia um filosofo Heráclito "Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio", o lugar do Rio é o mesmo, mas tanto o Rio quanto nós somos diferentes. E depois de refletir sobre tudo isso, claro no dia 31 de dezembro de 2013, decidi ter experiências diferentes. Tinha percebido que alguns amigos durante o ano, fizeram 100 dias de gratidão (todos os dias agradecer algo que fez o dia deles valer a pena, ou que foi importante) para trabalhar o sentimento de gratidão por tantas dadivas diárias recebidas e que algumas vezes não percebidas. Foi então, que tive a brilhante ideia de modificar o 100 dias de gratidão, para 365 dias de gratidão. Peguei um potinho pequeno, comprei muitos post-it e todos os dias a noite, antes de dormir sentava no chão do meu quarto, fazia um exame mental sobre o meu dia e escrevia. Tinha dias que eu estava imensamente cansada, outros dias era difícil encontrar algo para agradecer, assim como teve dias que agradeci sobre mais de uma coisa. Pessoal, eram coisas pequenas, sobre pessoas, sobre sorrisos, sobre experiências novas, sobre comida, sobre descansar, sobre minha família, sobre amigos, sobre psicologia, sobre minhas paixões, sobre todas as experiências que vive nesse intervalo de tempo. 

(foto dos post-it)

Bom, eu estou contando isso porque nessa semana, mesmo sem terminar o ano, e alias ainda realizando esse exercícios de gratidão diária, meu coração implorou por ler cada papel. Imaginem, eram muitos papeis. Eu abri 21h e terminei de ler 2h da manhã. Foi muito divertido, ler todas as minhas experiências datadas contadas por mim mesma, tinha coisas que eu não lembrava que tinha feito, assim como as que mais me marcaram receberam realmente post-it especiais. O exercício diário da gratidão, me ajudou a entender que mesmo em dias que, na minha percepção, eu considerava ruim, tinha algo a ser agradecido. Me ajudou,  a ver o quanto a minha família e alguns amigos foram de grande valia para fazer do meu ano, um ano impar. Até hoje, ninguém sabia que eu fazia esse potinho de agradecimentos. 

(foto dos post-it)

Hoje eu compartilho a ideia com vocês, não somente pelo motivo de ter lido todos os post-it, mas para convida-los a realizar esse exercício, é libertador saber que você tem mais a agradecer do que a reclamar e resmungar os infortúnios da sua vida. Eu dei o foco aos pequenos privilégios que a vida me concedeu experimentar. Para  aquelas pessoas que eu citei nos post-it, elas estão ganhando de presente as coisas que eu escrevi, porque eu quero que elas saibam que contribuíram para minha felicidade e gratidão. Depois que eu entendi o verdadeiro significado da palavra gratidão eu parei de dizer obrigada, porque na realidade nós não somos obrigados a nada, somos apenas agradecidos por algo, então gratidão. 


O que rege sua vida, reclamação ou gratidão? Pelo que você é grato hoje? Eu quero realmente convidá-los a fazer esse exercício, não precisa ser como eu fiz escrevendo, eu escrevi porque realmente queria ver a magia dos 365 dias. Você pode fazer um arquivo eletrônico e alimenta-lo todos os dias, criar um grupo no seu Facebook ou no Whatsapp sobre gratidão, postar no seu próprio facebook todos os dias, escrever no rodapé da sua agenda, no seu calendário, existem inúmeras maneiras. Mas apenas agradeça. Esse é o ponto de partida para um ano com as mesmas comemorações,  porém com significados diferentes. Namastê, com muita gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário