domingo, 8 de março de 2015

Dificuldade de pertencer a grupos, você tem?

Eu sempre tive um pouco de dificuldade de trabalhar em grupo, de tomar decisões em grupo e diria que até de fazer parte de algum grupo. Em boa parte do meu ensino fundamental e médio andava sozinha na escola, falava com todos mais não fazia parte de nenhum deles, eu não compartilhava do mesmo caminho que eles todos os dias, o grupo das patricinhas, o grupo dos meninos nerd’s, o grupo dos esportistas, o grupo das meninas fofoqueiras, o grupo que se vestia bem e o grupo dos que não falavam coisa com coisa. Hoje eu estou na faculdade e, a principio, eu sentia a mesma coisa “falar com todos, mas não pertencer a nenhum lugar”. Meu grupo da faculdade hoje é a mistura mais improvável do mundo que deu muito certo, sinto que hoje eu tenho realmente um lugar. 

(Minha sala da faculdade : Turma 2014 - Psicologia)

Minha turma da faculdade fez nessa semana a recepção dos alunos novos (advinha quem foi a fotografa? EU!!!! ), todos que participaram sentiram-se como membro de toda aquela emoção presente ali. Todos unidos pelo menos ideal em comum, uns começando e outros um pouco mais a frente, mas mesmo assim dispostos a se unirem pelo menos ideal. Não sei se eu estava emocionada por perceber que eu realmente terminei meu primeiro ano da faculdade ou porque me senti integrada em um grupo imenso ou por perceber estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. 

(Veteranos e calouros da Psicologia)

Os grupos tem essa característica marcante a diversidade que acaba por integrar tudo. Se não houvesse divergências de pensamentos não conseguiríamos aprender uns com os outros. Eu entendi que sempre me via fora de um grupo, porque eu não pensava como um grupo. Pensava como um “EU” e não como um “NÓS”. O grupo toma decisões como um “NÓS” que é o melhor para ele e não para apenas uma parte dele. Quero deixar registrado aqui, tamanho orgulho da minha turma da faculdade, a cada um de vocês minha eterna gratidão por me mostrarem que eu faço parte de um grupo. “TODOS SOMOS UM”. E você, também tenha essa dificuldade de lidar com grupos, essa divergência de pensamentos e opiniões? Namastê! com aquele carinho de sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário