domingo, 25 de janeiro de 2015

O que você faz quando sente MEDO!

Quando se fala em medo, logo se pensa em algo tenebroso, venenoso, de grande repulsa. O medo pode tirar seu sono, pode te atormentar e preocupar seus pensamentos. Porém, tenho certeza que seus medos nunca aconteceram na intensidade em que sua mente os criou ou na verdadeira intensidade que eles tinham para acontecer. O medo é o sistema de alarme do seu corpo que te prepara para enfrentar o perigo, ele te ajuda a abordar um problema e a ensaiar estratégias para resolvê-lo. Dentro do seu cérebro você possui uma estrutura do tamanho de uma cereja que se chama Amigdala (não é a da garganta mas a do cérebro), ela funciona como o detector do perigo, que desencadeia em você respostas como “luta” e “fuga”. Um ser humano pode ter medo de praticamente qualquer coisa – medo de mergulhar ou voar, medo de ratos ou baratas, medo de ambientes fechados ou abertos, medo de falhar, medo do sucesso, medo da felicidade... No fundo, seus medos te deixam em estado de alerta para se proteger de qualquer situação que julgar ameaçador para sua vida. 


Na realidade alguns medos são inatos e outros aprendidos. Qualquer ser humano que ver um rato no chão logo vai correr para a primeira cadeira que ver na frente e subir. Já uma criança que quando vê um ursinho de pelúcia associado a barulhos “X”, sempre que apresentada a essa situação pode aprender a ter medo do urso ou uma criança que a medida que cresce e ganha mobilidade experimenta quedas e pode ser que ela tenha medo de altura quando crescer. Uma pessoa que tem medo de altura na realidade ela tem medo de cair de uma altura elevada, uma pessoa que tem medo do escuro na realidade ela tem medo do que tem no escuro, pessoas que tem medo de dizer eu amo você na realidade não tem medo de pronunciar essas palavras tem medo da resposta não ser reciproca. E eu volto a afirmar para você, seus medos na realidade nunca aconteceram como você imaginou que aconteceriam. Reflita!


Como você tem lidado com seus medos? Você os enfrenta para assim conseguir melhorar ou você vive fugindo? Como você tem imaginado seus medos? O que você vai fazer, se seus medos realmente vierem a existir?  E ao mesmo tempo em que seus medos te deixam em alerta, eles podem frear você a realizar coisas incríveis. Então mesmo com medo a vida continua seguindo. Namastê, e que tenhamos mais coragem para enfrentar nossos medos! 

Um comentário: