domingo, 30 de agosto de 2015

Psicologia: Ciência e Profissão

Psicologia, profissão que arrematou meu coração, a quem eu dedico 80% do meu tempo e dedicação, aquela profissão em que eu daria meu sangue e minha vida. Dizer o porquê eu a escolhi seria insuficiente para explicá-la em toda sua grandeza e complexidade. É a ciência do comportamento, a ciência da psique, a ciência da mente e a ciência da alma. Dizem os bons psicólogos que nós não escolhemos a psicologia, mas, que a psicologia nos escolhe. Talvez hoje, eu acredite também nesses psicólogos. Nós, psicólogos (porque eu já me incluo no meio deles, mesmo sabendo que há muito caminho para ser trilhado até receber o meu CRP – Registro do Conselho Regional de Psicologia – e claro ao longo da minha carreira), somos como qualquer Ser Humano que pensa , que sente, que sofre, que ri, que chora e se emociona com a vida todos os dias. Às vezes somos confundido com deuses e deusas do saber subjetivo, às vezes somos confundidos com a onipotência de Deus, às vezes somos um mero poço de “despejo de problemas”, às vezes somos o ombro amigo que alguém tanto precisa, às vezes somos o incentivo de coragem que falta na vida de alguém para enfrentar os problemas... Mas independentemente do que somos ou que acreditam que somos, de fato, nós os psicólogos possuímos/desenvolvemos habilidades que nos tornam especiais, como praticar a empatia, ter a neutralidade no semblante, não praticar julgamentos, praticar a escuta... E todas essas habilidades só são uteis e válidas aliadas a muitas técnicas e estudos, de como nós Seres Humanos nos comportamos, nos comunicamos e nos relacionamos.



No final das contas, somente por curiosidade eu repito minha frase do porque de escolher a Psicologia como minha profissão : “Eu decidi que seria Psicóloga para nada mais nada menos do que proporcionar ao SER Humano a evolução, o crescimento, a mudança e a maturidade que ele precisa para enfrentar determinadas situações.” Depois dessa frase, todos os dias 27 de agosto se tornaram especiais pela comemoração ao dia do psicólogo. Com isso quero deixar registrado aqui a todos os meus amigos que estudam psicologia, que estão nessa jornada junto comigo, aos amigos já formados, MEUS PARABÉNS! Eu admiro todos vocês, em especial meus professores (é Claro!!!). Namastê, com muito carinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário