domingo, 3 de maio de 2015

A expectativa é sua..

Em alguns dos meus textos, eu deixei muitas vezes claro que assim como você, eu também sou um ser humano, que tem defeitos e qualidades, que erra e acerta, que cai e levanta, que supera as adversidades que encontra pelo caminho. No mundo em que vivemos hoje, errar é a pior sentença que você ganha, não há espaço para aquele que é tolo, que não consegue controlar suas emoções, que vive levando portas fechadas na cara, como se errar fosse um grande e terrível crime. Eu ouvi e fui questionada, nos últimos dias, que “Psicólogos tem que ser pessoas centradas e controladas emocionalmente” e que eu por ter um blog com tantas coisas positivas, sentir raiva e sofrer com determinadas situações é errado, porque nem parece a mesma pessoa que deixa tantas mensagens positivas em um blog tão positivo. Entretanto, meu pensamento e opinião sobre isso é inevitável, penso que inúmeras vezes nós criamos expectativas em cima das pessoas que representam algo para nós e depois a frustração vem como consequência. 


Criamos expectativa, com aquele colega do trabalho que é inteligente mas, para algumas conversas ele mal sabe o que está falando, criamos expectativas quando estamos usando uma aliança de compromisso achando que temos total exclusividade mas a pessoa trai assim mesmo, criamos expectativas quando estudamos muito para uma prova e na hora de resolver a prova não conseguimos, criamos expectativas quando “O psicólogo, tem que ser aquele “Deus” que vai cuidar de mim, e para isso ele não pode ter problemas”, sinto dizer, como uma boa estudante de psicologia, todos nós temos desafios/problemas/questões a serem resolvidas/solucionadas e quando você procura um psicólogos, naquele momento nós estamos cuidando de você e não de nós. Em relação ao blog, sou transparente com vocês quando digo que também possuo desafios/problemas/questões e que sempre soube quando criei o blog, que teria pessoas que iriam amar minhas ideias e outras que iriam odiar, faz parte do processo chamado critica onde existe o  lado bom e o lado ruim (e sim, sempre tive consciência de que isso aconteceria). Portanto, afirmo novamente, a expectativa a todo o momento é nossa, quando representamos algo em nossa cabeça e na realidade é completamente diferente, e a partir daqui, a frustração é inevitável. Eu li, a alguns meses atrás um livro chamado, Procuram-se super-heróis de uma escritora que sou muito fã Bel Pesce e nesse livro ela explica que os super-heróis são de carne e osso, eles erram, eles acertam e crescem com tudo isso. E além disso, ela diz que o  bonito é ter super-heróis de carne e osso justamente pelo erro e pelo acerto, essas pessoas estão espalhadas por ai, justamente para mostrar que é possível alcançar seus sonhos apesar dos erros. Essas pessoas fazem o bem, evoluem e olham para a vida nos pequenos detalhes. Então, Como você lida com a frustração? Você tem criado muitas expectativas? Namastê, com aquele carinho de sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário